Ar condicionado limpo, economia e saúde em dia

08/05/2011 08:50

 

Ar condicionado limpo: diminuição do gasto com energia

060509101504A foto ao lado mostra um ar condicionado com o evaporador sujo, com acúmulo de poeira entre as aletas.

Essa poeira que fica entre as aletas diminui o fluxo de ar que passa pelo evaporador, diminuindo a troca de calor do ar com  o gás refrigerante que passa dentro do evaporador.

Com a diminuição da troca de calor, o ar terá que circular mais vezes através do evaporador para perder o calor e diminuir de temperatura.

Esse aumento no número de passagens do ar  resultará em um maior gasto de energia pois o compressor ficará funcionando mais tempo.

Você pode esperar um aumento de até 40% da sua conta de energia com o ar condicionado sujo.

Uma das formas de perceber quando o evaporador está sujo e o ar condicionado precisando de uma limpeza geral é a formação de gelo na frente do evaporador e uma diminuição da capacidade de refrigeração. Mas em geral, ao chegar nesse ponto, o ar condicionado estará muito sujo já trazendo um grande aumento na conta e problemas de saúde.

A periodicidade da limpeza varia dependendo do lugar onde o ar condicionado está instalado. Em locais com muita poeira, pode ser necessário fazer uma limpeza a cada dois meses* enquanto em outros a cada seis meses ou um ano bastará. O bom senso é a melhor solução na hora de determinar o número de limpezas que o ar condicionado precisa por ano.

*Tive oportunidade de conhecer algumas empresas localizadas dentro do Porto de Tubarão, no Espírito Santo. Esse porto exporta minério de ferro, descarregando a céu aberto o minério no porão dos navios. Formam-se grandes névoas de pó de ferro. O ar condicionado dessas empresas, localizadas dentro do porto, precisava de uma limpeza a cada um mês e em alguns casos, mais perto da área de de carregamento, a cada quinze dias…

Ar condicionado limpo: prevenção de doenças

Olhando a foto acima e a que está logo abaixo percebe-se que em um ar condicionado sujo há um grande acúmulo de poeira e lama.

Mas não é apenas poeira e lama que se acumulam: fungos e bactérias também, pois esse ambiente é bastante propício para sua criação.

Rinites, sinusite e pneumonias podem se tornar comuns onde o ar condicionado não é limpo.

captured_Image.png

Uma doença ainda pior, responsável por algumas mortes, como a do ex-Ministro das Comunicações Sérgio Motta, é causada pela bactéria Legionella, que causa pneumonia grave e “se sente em casa” em ar condicionados sujos.

Embora a bactéria Legionella seja mais comum em redes de dutos ela também pode se proliferar em aparelhos como ar condicionado split e janela. Por isso a limpeaza de dutos e dos condicionares de ar é essencial.

 

fonte:www.arcondicionado.refrigeracao.net

 

 

Por: Nicholas Pereira

—————

Voltar