![](https://d11bh4d8fhuq47.cloudfront.net/_system/skins/v9/50000004/img/illustration.jpg?ph=02f6947edf)
Governo aumenta IPI para ar condicionado inverter !
03/06/2012 10:00Governo aumenta IPI para ar condicionado!
O governo decidiu proteger os fabricantes de ar-condicionado instalados na Zona Franca de Manaus, com um aumento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os artigos fabricados fora do País ou fora de Manaus. A informação foi prestada pelo subsecretário de tributação e contencioso da Receita Federal, Sandro de Vargas Serpa.
Segundo ele, esses produtos terão alíquota de IPI elevadas para 35% a partir de 1º de setembro, e devem representar um aumento de R$ 121,89 milhões em arrecadação por ano.
De acordo com Serpa 'mais de 90%' da produção nacional desses artigos já é feita na Zona Franca, onde o IPI está suspenso. O decreto que eleva a alíquota do IPI para esses produtos foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.
Os aparelhos de ar-condicionado, o IPI aumenta de 20% para 35% e afeta somente unidades do tipo 'Split system' de até 30 mil Btus (unidade térmica britânica).
A medida tenta proteger as empresas que tem fábricas na zona franca de Manaus, porém a grande parte dos aparelhos condicionadores de ar vendidos em todo o país são importados (30%) ou não tem fábrica na zona franca. Por exemplo a Fujitsu empresa japonesa marca internacional, tem a maior linha de ar condicionado inverter importadas para o Brasil.
Sabemos que ela está a frente neste seguimento, pois foi uma das primeiras empresas a abandonar a tecnologia do split comum e adotar o modelo inverter como principal para fabricação de condicionadores de ar.
Sabemos hoje que os condicionadores de ar inverter são mais econômicos e estão em alta devido esse beneficio, além de usar gás não poluente para o seu funcionamento.
Os aparelhos inverter com certeza sofreram algum aumento principalmente os importados como o Fujitsu , Panasonic e o Toshiba (marca parceira da Carrier no Brasil).
Os especialistas dizem que os condicionadores de ar de um modo geral devem ter queda no preço. Porém não sabemos com certeza se essa medida vai realmente ser eficaz, se vai beneficiar realmente os consumidores ou será o estopim para que o comércio estimulado pela medida aumente seus preços esperando uma maior procura dos aparelhos.
Entretanto, vale apena destacar que o ar condicionado inverter é uma ótima escolha apesar do seu preço mais elevado ele oferece o maior custo beneficio do mercado, especialistas em economia domestica dizem que o investimento em um curto espaço de tempo terá seu retorno revertido em economia de energia.
Por: Nicholas Pereira
—————