![](https://d11bh4d8fhuq47.cloudfront.net/_system/skins/v9/50000004/img/illustration.jpg?ph=02f6947edf)
Novo condicionador de ar usa o esgoto para seu funcionamento
08/06/2011 16:36Sistema que gera energia através do esgoto chega ao Brasil
Uma nova forma de economia de energia elétrica é possível graças ao esgoto. Esgoto? Sim isso mesmo que você leu. A empresa alemã Huber criou um sistema de ar condicionado que usa o esgoto para resfriar o aparelho, através de um trocador de calor autolimpante.
Como funciona?
A troca de calor com um fluído, é o sistema usado para gerar energia para climatização dos edifiícios. Logo, este fluído é simplesmente esgoto – ligando sua rede ao sistema. É utilizado 72% do potencial térmico da água residual do esgoto, esse processo consiste em uma bomba e trocadores de calor, logo em seguida o esgoto retorna à rede.
A máquina que faz a troca de calor deve ter uma tecnologia autolimpante, pelo fato de usar água residuária, assim retira os resíduos da evaporação do esgoto.
Economia:
Enquanto a utilização de condicionadores de ar geram consumo de 50% a 60% do consumo de energia de um prédio, este sistema que utiliza a rede pública de esgoto para alimentar o ar condicionado de edifícios representa uma economia de 40%.
Na cidade de Winterthur um prédio construído em 1966, chamado Wintower e conhecido como o mais alto arranha-céu da Suiça, passou por uma reforma recente que incluiu o sistema de aquecimento e refrigeração. O Wintower adotou o HUBER Therm Win, que utiliza como fonte de energia a àgua residual, ou seja, àgua de esgoto. A Huber do Brasil está tentando implantar essa tecnologia em grandes prédios comerciais e residenciais do país.
O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, o Galeão, na Ilha do Governado, no Rio de Janeiro, possuí um sistema similar de utilização de água de reúso de sua própria Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e todo sistema de ar condicionado do aeroporto é alimentado através deste sistema. Porém este ano teve problemas com a licença de sua estação de tratamento de esgoto.
Por: Nicholas Pereira
—————